sábado, 2 de fevereiro de 2013

Uma aventura...no Teatro.

Como eu esperei por este dia!!!

Sábado, um misto de sol e chuva lá fora e eu pronta para sair para a minha primeira aula de teatro. Sabia que ía ser uma coisa light, suave e nada de estrondoso mas tinha de ver com os meus olhos :)
A 1ª aventura, foi meter-me sozinha para o centro de Lisboa, de carro. O pior que me podem fazer - só vejo carros em todo o lado como se fossem formigas e tivessem aberto as portas de repente, a um batalhão delas. Depois são todos stressados, apitam por tudo e por nada e esquecem-se que é SÁBADO.
Como mulher do Norte que sou, desenrasquei-me bem e não desisti quando me deparei com a minha 2ª aventura. Estacionar numa rua facíiiiiiilima e com muuuuitos lugares, como é a Av. 5 de Outubro,


Espectacular portanto. 15 minutos a andar ás voltas, de tal maneira, que tive novamente de recorrer ao GPS para voltar ao sítio inicial. Quando estava prestes a desistir e a pegar no tlm para avisar que ia chegar atrasada porque NÃO HAVIA NENHUM LUGAR, eis que olho para a minha esquerda e vislumbro um espaço vazio (apertado mas azar!). Parecia que estava a ter um orgasmo ao som de passarinhos a cantar. Nem dei hipótese a mais ninguém e pimbas, enfiei-me ali bem à justa.

A 3ª aventura foi encontrar a porta certa. Ali eram só prédios antigos, todos parecidos uns com os outros, mas haveria de existir uma placa da Oficina da Pessoa. Lá encontrei,


e percebi que naqueles andares havia de tudo um pouco. A entrada era de facto, muito antiga, tudo muito escuro e sombrio e eu só pensava: tem de ser aqui!!!
Até os elevadores eram daqueles todos manhosos, velhinhos a ranger e abanar por todo o lado. Confesso que nunca achei graça àquela espécie de grade que temos de fechar para o elevador funcionar,


mas pronto, tudo bem.
Cheguei lá, já nervosa a pensar que seria a última de uma sala cheia e...era só a segunda pessoa a chegar :/ A professora lá me recebeu, muito simpática e calorosa, com as perguntas que nos fazem sempre (Gosta de teatro? Alguma vez fez teatro? Já teve aulas? Bla bla bla) e afinal não é a Sandra Celas mas sim a Célia Celas. Na realidade, a duas são muito parecidas e ninguém me tira da ideia que possam ser irmãs. Vejam lá as parecenças:


Tive quase para tirar a teima, mas ia passar por cusca e achei melhor não.
A aula começou e chegaram mais 3 pessoas. Uau, já éramos cinco...a loucura! Mas até nem foi mau assim, para as figuras que estivemos a fazer até me senti melhor com pouca gente.
Fizemos vários exercícios, de relaxamento e aquecimento. Exercitei o Diafragma, simulei o riso, a gargalhada, o choro, fingi que comia uma maçã deliciosa e até ladrei. Dancei sozinha e aos pares, encarnei uma personagem autoritária, outra submissa e exprimi corporalmente palavras que nos iam sendo ditas: alegria, tristeza, paixão. Bocejei o "parabéns a você", o "atira o pau ao gato" e mais sei lá o quê.
A dada altura, ninguém tinha vergonha de nada e já nos ríamos de nós próprios.

Adorei.
A liberdade que sentimos no corpo e descobrirmos o que um mero tom de voz consegue fazer, é absolutamente fascinante. Sinto que levei uma injecção de segunda vida: aquela sensação de podermos perceber o que podíamos ter sido noutra vida ou numa próxima.
E ninguém me tira da ideia que há várias vidas em mim.

Bom fim de semana*****

P.S- A professora disse que podíamos levar alguém na próxima aula, um amigo ou conhecido, para experimentarem. Será dia 16! Alguém se oferece para vir comigo?


12 comentários:

  1. Grande proeza!
    Conseguiste um lugar à borla? E os gajos da EMEL não andavam a rondar?
    Boa!!!

    Aulas de teatro? Não preciso, caso contrário oferecia-me.

    Bom fim de semana e uma beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que ias gostar! Sim, à borla e sem multas para me assombrar ;)

      beijinho!

      Eliminar
  2. Uma aventura...no teatro. Que o teatro seja, por si só, a tua aventura...

    ResponderEliminar
  3. Aii não estivesse eu em Buenos Aires e dizia-te já "guarda-me a vaga que eu vou contigo para a próxima!!" :) Que bom! Fico feliz por ti! :)
    Beijoca grande e bom fim de semana!!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que ias responder algo do género!
      Quem sabe quando vieres a Portugal não tens uma aventura do género?

      beijinho***

      Eliminar
  4. O que me ri com este post! Parabéns, superaste o primeiro sábado agora prepara-te para os próximos!!

    Cumps
    Ana Santos

    http://omeube-a-ba.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Grande experiência!Aposto que vai ser desafio superado muito facilmente.. Bjinho

    ResponderEliminar